segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Excelente texto

Sosseguem o Primeiro-Ministro! - Os Professores Não Querem o Poder.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Prova de Ingresso - MD

Texto do Movimento Democracia:

Resumo do Decreto Regulamentar 3/2008 - Prova de Ingresso



(não dispensa leitura cuidada do decreto regulamentar nº.3/2008)


Natureza da prova:

A prova de avaliação de conhecimentos e competências é nacional e composta por duas ou três componentes que se realizam separadamente, cada uma das quais numa só chamada e em calendário a fixar por despacho do membro do Governo responsável pela área da Educação.

Estrutura da prova:

A prova tem uma componente comum para todos os candidatos e uma ou duas componentes específicas para os candidatos a cada grupo de recrutamento.

A componente comum, na modalidade de prova escrita, destina-se a avaliar:

a) O domínio escrito da língua portuguesa, tanto do ponto de vista da morfologia e da sintaxe, como no da clareza da exposição e organização das ideias;

b) A capacidade de raciocínio lógico necessário à resolução de problemas.

A componente comum da prova pode, ainda, avaliar conhecimentos e a capacidade de reflexão sobre a organização e o funcionamento da sala de aula, da escola e do sistema educativo.

A segunda componente da prova é específica para cada grupo de recrutamento, e visa avaliar conhecimentos de ordem científica e tecnológica, adequados às exigências da respectiva área de docência.

Complementarmente à segunda componente, poderá haver uma terceira componente na modalidade de prova oral ou prova prática nos domínios das línguas, das ciências experimentais, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ou das expressões.

Classificação e aprovação:

A classificação inferior a 14 valores numa das componentes da prova é eliminatória.

A aprovação na prova depende da realização com sucesso, no mesmo ano escolar, de todas as suas componentes. A classificação final da prova é a média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações de cada componente.

Publicitação da prova:

A realização da prova é publicitada pela DGRHE. Entre a data da publicitação da realização da prova e a data da realização da sua primeira componente deve mediar um mínimo de 20 dias úteis.

Inscrição:

É necessário uma inscrição prévia, que é apresentada através de um formulário electrónico disponibilizado na página electrónica da DGRHE e enviar por correio os documentos comprovativos que forem exigidos. A inscrição é paga, estando o valor ainda por definir.

Guia da Prova:

Até ao dia da publicação do aviso é divulgado na página electrónica da DGRHE um «Guia da Prova» que contém informações e normas relativas à prova, designadamente,

a) Forma, prazo e encargos de inscrição;

b) Distribuição de candidatos por locais de realização das provas;

c) Programas e bibliografia de leitura recomendada;

d) Condições de realização das provas;

e) Prazo para a divulgação dos resultados das provas;

f) Procedimentos relativos à consulta e reapreciação das provas e a recursos;

g) Tratamento a dar a irregularidades e fraudes detectadas durante a realização das provas.

Dispensa da realização da prova:

Os docentes que tenham celebrado contrato, em qualquer das suas modalidades, em dois dos últimos quatro anos imediatamente anteriores ao ano lectivo 2007-2008, desde que conte, pelo menos, cinco anos completos de serviço docente efectivo e avaliação de desempenho igual ou superior a Bom, está dispensado da realização da prova para efeitos de admissão a concursos de recrutamento e selecção de pessoal docente. Para beneficiarem da dispensa da realização da prova, os docentes devem ter cumprido o requisito do tempo de serviço e da avaliação de desempenho na data da realização da primeira prova a efectuar após a entrada em vigor do presente decreto regulamentar.

Omissões:

Tudo o que não esteja previsto no decreto aplica-se o disposto no «Guia da Prova», sendo os casos omissos decididos pelo Júri Nacional da Prova.



O Movimento Democracia apoia a Petição Contra a Prova de Ingresso na Carreira Docente

Professores são profissão em que portugueses mais confiam

Os professores são a profissão em que os portugueses mais confiam e também aquela a quem confiariam mais poder no país, segundo uma sondagem mundial.

notícia

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

PSD

Mais uma vez, o maior partido da oposição desilude-me... No meio de várias trapalhadas do Ministério da Educação, no meio de várias medidas altamente penalizadoras para a melhoria da educação e para o prestígio e autoridade dos professores, a única coisa que eles criticam, ou simplesmente falam, é... a transferência de alguma competências do ME para as autarquias...

Mais uma razão para andar completamente confuso em quem votar nas próximas eleições! Faz lembrar aquele provérbio: "Um mata, o outro esfola!"

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Avaliação dos professores

Andam por aí rumores de que várias escolas vão-se recusar a pôr em prática a avaliação dos docentes este ano lectivo. É bom que comecem a surgir este tipo de notícias, pois a verdade, é que desde a entrada em vigor do decreto que regulamenta a avaliação até agora, as escolas ainda não receberam os instrumentos necessários para a sua implementação. O engraçado nisto tudo, é que o decreto decreta que nos 20 dias úteis a seguir à publicação em DR, teria que ser aprovado nas escolas, em Conselho Pedagógico, os instrumentos de registo de avaliação, tendo em conta as recomendações formuladas pelo conselho científico. Já passou mais de metade dos 20 dias úteis, e recomendações, nem vê-las... Quando acabar esse prazo, todos os docentes têm um prazo de 10 dias úteis para entregar um projecto com objectivos individuais, tendo em conta os instrumentos de registo de avaliação aprovados no Conselho Pedagógico! Como vêem, dificilmente os prazos irão ser cumpridos... E como os contratados têm que ser avaliados obrigatoriamente até ao final deste ano lectivo, pergunto que raio de avaliação vai ser a nossa!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Publicado decreto que estabelece prova de avaliação de conhecimentos dos docentes

Notícia

Decreto regulamentar publicado em Diário da República

sábado, 19 de janeiro de 2008

Petição

Pessoal, a petição já passou dos 1000 assinantes! Vamos continuar a divulgar para ser mais, muito mais! A união faz a força!

Petição Contra a Prova de Ingresso na Carreira Docente

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

My precious!!!...


(recebido por mail)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Não se esqueçam!

Petição ONLINE contra a Prova de Ingresso na Carreira Docente


Assinem

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Avaliação de desempenho

E pronto! Um dos desejos para 2008 já se esfumou! O Decreto regulamentar da avaliação de desempenho dos docentes já foi publicado em Diário da República, e da versão inicial, mudanças a sério, nem vê-las...

Decreto Regulamentar n.º 2/2008 de 10 de Janeiro

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Ano novo, vida nova?

Começou o ano de 2008, e como é normal, também eu espero que este ano seja melhor do que o que passou, o que vistas as coisas, não é muito difícil!

Ficam então aqui os títulos que queremos ver nos jornais este ano:



"Prova de ingresso - kaput!"



"Avaliação do desempenho dos professores alterada!"



"Ministra da Educação demite-se"



"Benfica campeão!!" (infelizmente, esta é a mais difícil de todas... lol)



Bom ano para todos!