sábado, 22 de novembro de 2008

Novidades prova de ingresso

Jorge Pedreira, secretário de estado adjunto, disse, na reunião de negociação (?) sobre a nova proposta de concurso, que, para este próximo concurso, não será exigida a prova de ingresso. Justificou pelo facto de estarem a ser elaboradas, e não serem terminadas a tempo.

Questionado sobre quem as estaria a elaborar, não foi claro, apenas dizendo que a prova comum estaria a ser elaborada por uma "entidade internacional de conhecido renome", não dizendo qual...Quanto à prova científica, é elaborada pelos politécnicos e pelas U's.

O ME continua a ceder, logo, nós temos de continuar a pressionar até esta prova desaparecer.

in Movimento Democracia

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pressão desesperada

Nesta fase de luta, estamos a chegar ao ponto de não retorno... A ministra diz que não cede, e os professores certamente não irão deixar fugir esta segunda oportunidade para enterrar esta avaliação maldita. Mas cheira-me que esta inflexibilidade da ministra está por um fio, e que irá cair, sob a máscara de uma qualquer simplificação. Espero que os professores não se deixem enganar por uma qualquer avaliação simplex, simplesmente para adiar este modelo.

A aplicação informática que a DGRHE dispõe, ilegal, é apenas uma forma desesperada de pressionar a avaliação a continuar... Vão ter azar, pois os professores se não cedem na escola, obviamente não irão ceder com uma aplicaçãozita qualquer fora da lei!




PS: Um passarinho contou-me que nos próximos dias haverá novidades, e que passarão pelo desaparecimento de alguns processos deste modelo, ou seja, simplificá-lo... Ou seja, querem que os professores contrariem a lei que eles fizeram... :-)

Manif 15 - mais um sucesso

A manifestação de dia 15 foi outra vitória para os professores. Tenham sido 10000 ou 26000, a verdade é que ambos são um número bastante significativo.

Parabéns a todos os que se manifestaram em Lisboa, seja dia 8, como dia 15.

sábado, 15 de novembro de 2008

Manif 15



Hoje, mais uma manifestação, agora promovida por movimentos independentes de professores, como o APEDE e o MUP, em Lisboa. Apesar da minha discordância no facto de esta manif não se ter unido à de 8 de Novembro, como o referi aqui, percebo as razões dela existir, e desejo que tenha o maior número possível de colegas, pois nos tempos que correm, não há lugar a orgulhos e a lados. Estamos todos do mesmo lado!



Mais informações aqui

Reacção... nula!

O nosso excelentíssimo Presidente da República, interrompeu o seu silêncio sobre estas chatices da educação para dizer que é necessário mais calma e serenidade... E daí não se prolongou sobre este assunto tão pouco importante para a sua presidência.

Calma... e serenidade! Ora, no meio de toda esta tensão existente pela teimosia e inflexibilidade da titular da pasta da Educação, que poderão os professores fazer, dada este pedido do PR? Ficarem calmos e serenos enquanto vêem Roma a arder? Ou, quererá dizer para estarem quietinhos? É que, de uma forma ou doutra, isso implica capitular às medidas erradas e injustas impostas por este ME. E num país democrático (?) em que vivemos, ainda existe o direito à revolta e à indignação, e enquanto a ministra não ceder, os professores também não o farão. Mas não se preocupe o nosso excelentíssimo PR, pois, apesar dos insultos e ofensas de MLR e de Sócrates, os professores continuarão a dar o seu melhor nas escolas, pois isso é ponto de ordem para todos os docentes! E se mais não dão, não lhes apontem o dedo, apontem sim, a quem quer destruir a Educação e a classe docente!

Por isso, sr. PR, deixe lá por um bocadinho essas questões essenciais para o país, como o estatuto dos Açores, e arranje um tempito para esta maçada da Educação, e diga realmente o que acha desta confusão! Mas ao menos ganhe a coragem que não teve com a Madeira, repetidas vezes!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Reacções... (II)

E as reacções continuam, mesmo dentro do partido do governo.

António José Seguro, sem nunca referir directamente nenhum dos visados, deixou críticas à arrogância que tem sido demonstrada, realçando que os professores devem ser valorizados, e não o contrário. (ver aqui)

Mais uma vez os alunos de uma escola receberam os representantes do ME, neste caso o secretário de estado, Valter Lemos, e o sub secretário, Jorge Pedreira, com ovos. É caso para dizer que para quem diz estar a fazer tudo pelos alunos, a reacção não está a pretendida... (ver aqui)

Os presidentes dos CE de quase todas as escolas do distrito de Coimbra decidiram em conjunto pedir a suspensão de todo e qualquer processo desta avaliação, apelando a que os presidentes dos CE de outros distritos façam o mesmo. (ver aqui)

O presidente do Conselho de Escolas, órgão consultivo do ME, vem alertar para o clima de tensão nas escolas, mostrando a sua preocupação pelos seus efeitos sobre os alunos. Realça ainda o facto de grande parte do trabalho nas escolas esgotar-se na avaliação, situação essa que perturba a aprendizagem dos alunos. (ver aqui)

Noutro âmbito, escolas de todo o país continuam a aprovar moções pedindo a suspensão deste processo de avaliação.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Reacções...

Como se previa, e se queria, a manif do passado dia 8 serviu principalmente como ponto de partida para a luta! Apesar de alguns colegas menos conhecedores do fenómeno MRL, a maioria tinha noção que não passava disso, de um ponto de partida. Mas que ponto de partida foi, com mais de 120000 professores na rua, a protestar contra várias medidas altamente penalizadoras para a classe docente e para o Sistema Educativo!


As reacções não tardaram a surgir, tendo a equipa ministerial passado a semana anterior a preparar terreno, com entrevistas várias, mas com argumento único, o tal em que estão a cumprir escrupulosamente o memorando de entendimento, para a ministra, no dia da manif, longe e supostamente segura no Porto, vir dizer, ou melhor, acusar os professores de medrosos, chantagistas e ainda, de manipuláveis! Agora já não falamos apenas dos sindicatos, mas sim de toda a classe docente. É isto o que realmente MLR pensa de nós…



Obviamente, as mentiras, inverdades, omissões, trapalhadas, etc, deste ministério, não iriam durar para sempre, e começaram a surgir as reacções que nós necessitávamos.


- O PSD parece que saiu daquela redoma em que falavam de tudo e não falavam de nada, para de repente, juntando-se a outras cores políticas, questionar persistentemente toda a actual situação (ver aqui).


- Manuel Alegre, voltando a surgir como o rosto mais à esquerda do PS, censurou fortemente MLR, primeiro na revista de opinião socialista “Ops!”, depois, reiterando numa entrevista, fazendo muitas e variadas críticas, nomeadamente à sua atitude prepotente e autoritária, à sua cegueira perante todo o contexto em que se encontra o Sistema Educativo, e a muitas das suas medidas (ver aqui e aqui)


- Os pedidos de suspensão do processo de avaliação nas escolas aumentaram de intensidade, continuando a minar todo este processo/palhaçada dentro do sistema.


- Muitos presidentes de CE começam a perder o medo e apresentando-se como contra esta avaliação, dando a cara pelas tomadas de posições das suas escolas! Ver notícia sobre tomadas de posição nas escolas de Coimbra.


- Os alunos, que até há pouco tempo estiveram adormecidos, acordam para a enormidade do novo estatuto do aluno, e começam a activar as suas hormonas juvenis, obrigando MLR a novos focos de tensão (ver aqui).

As reacções começam a surgir em catadupa, e apenas “opinion makers” desinformados e/ou conotados com cores rosas, continuam a atacar os professores, sem argumentos de qualquer espécie, apenas partindo de pressupostos ofensivos para a classe docente.



PS: Porque razão a comunicação social continua a começar qualquer peça sobre Albino Almeida como “Os pais…”, sabendo-se que é apenas presidente da Confap, uma das federações de associações de pais. Aliás, por alguma razão, estiveram representadas na manif de dia 8 várias associações de pais em apoio aos professores portugueses! E porque razão nunca ninguém questiona esta personagem sobre a razão de, em qualquer momento de contestação dos professores a esta equipa ministerial e às suas políticas, este senhor servir de advogado destes? Terá a ver com a sua cor preferida? Terá a ver com o facto de o ME financiar quase na totalidade a Confap? Porque será?


domingo, 9 de novembro de 2008

Manif 8 - 120 000

Cento e vinte mil! Foi esmagador! Agora, a ministra não pode dizer que estamos contentes, que tudo corre às mil maravilhas! Ninguém pode dizer agora que tudo ficará como dantes! Isto foi apenas o início colegas. Não estejam à espera de cederem já. Mas as declarações agressivas da ministra e de Sócrates são boas notícias. Já não estão indiferentes! Já não desvalorizam os números. Eles querem guerra, e é isso mesmo que nós queremos. Porque numa guerra aberta com os professores, eles perdem! E por isso, nós não podemos parar, nós não podemos ceder! Só podemos parar, quando eles desistirem!

A luta apenas agora começou! A verdadeira luta começa agora! Esta manif foi um bom ponto de partida, mas apenas isso! A luta começa agora...














quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Manifestação Contratados Guarda - Prova de Ingresso

"Ontem (5 de Novembro) realizou-se a concentração de professores contra a prova de ingresso em frente ao Governo Civil da Guarda. Perante vários órgãos da comunicação social estiveram presentes cerca de 40 professores, que se manifestaram contra a referida prova. Do programa da manifestação constou a queima do diploma dos professores presentes, bem como a entrega de um manifesto (aprovado por unanimidade) à Governadora Civil.

Os professores e educadores que estiveram presentes junto do Governo Civil da Guarda manifestaram-se contra a chamada "prova de ingresso" forçada pelo Ministério da Educação no diploma do Estatuto de Carreira (ECD) que impôs aos docentes portugueses em Janeiro de 2007."

in Professores Asfixiados



Ontem estive presente na manif na Guarda, e apesar de considerar ter sido um feito conseguir-se fazer uma manifestação apenas sobre a prova de ingresso, é com muita tristeza que juntar meia dúzia de contratados se considere um feito... Dou os meus parabéns ao Paulo por ter conseguido levar avante uma iniciativa deste género, e aos colegas que disseram "presente". Espero que esta manif seja um exemplo para colegas contratados de outros locais de Portugal, e que a luta aumente de intensidade, e por fim, que os contratados se unam de uma vez por todas para acabar com esta ameaça à sua vida profissional. Espero não estar a sonhar alto...

Quando a prova surgir, e acreditem, a continuar assim, ela irá mesmo surgir, muitos irão acordar, mas aí já será tarde! Estarei aqui para relembrar a todos os que continuam a dormir acordados que a culpa de nada se ter conseguido alterar não é de sindicatos ou afins, mas de cada contratado que sabia, que tinha sido avisado, mas que nada fez!


Manif 8 - informação actualizada

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL

MANIFESTAÇÃO GIGANTESCA DE PROFESSORES

OBRIGA A NOVA ALTERAÇÃO DE PERCURSO

Tendo em consideração a previsível dimensão do Plenário e da Manifestação Nacional de Professores previstos para o dia 8 de Novembro, tendo como indicadores a mobilização que existe nas escolas e o número de autocarros que ultrapassa os utilizados em 8 de Março de 2008 [cerca de 600 em Março de 2008; já se atingiram os 700 a dois dias de 8 de Novembro de 2008], o local de concentração e o percurso da manifestação tiveram de ser novamente alterados, sendo, agora, e em definitivo, os seguintes:

– 14.30 horas: Concentração no Terreiro do Paço:

– 15.00 horas: Plenário Nacional de Professores;

– 16.00 horas: Manifestação Nacional que passará por Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade e Marquês de Pombal;

– 17.30 horas: Aprovação da Resolução da Manifestação e encerramento da iniciativa.

A Plataforma Sindical dos Professores

domingo, 2 de novembro de 2008

Prémio Dardos





Deixo aqui os meus agradecimentos à britcom por ter agraciado o Candidato a Professor com o prémio "Dardos", mais uma das nossas correntes blogosféricas, no qual «se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web”

Quem recebe o “Prémio Dardos” e o aceita deve seguir algumas regras:

1. - Exibir a distinta imagem;
2. - Linkar o blog pelo qual recebeu o prémio;
3. - Escolher quinze (15) outros blogs a que entregar o Prémio Dardos.»

Os blogs da escolha do Candidato a Professor são, sem ordem específica:

1. Kaos

2. A Educação do Meu Umbigo

3. Hekate

4. outròólhar

5. Professores Lusos

6. O Cartel

7. ProfAvaliação

8. Democracia em Portugal?

9. A Sinistra Ministra

10. Professores asfixiados

11. Movimento Democracia

12. A professorinha

13. na sala de aula

14. Psitacídeo

15. titofarpas

sábado, 1 de novembro de 2008

Manifestação única - dia 8 todos a Lisboa

"Os movimentos e sindicatos de professores chegaram, esta sexta-feira, a acordo, depois de mais de 24 horas de conversações, para realizar uma manifestação nacional única a 8 de Novembro, em substituição dos dois protestos previstos para 8 e 15 do próximo mês."



Finalmente o bom senso imperou. Ainda tive as minhas dúvidas, dados os argumentos que têm sido usados pelos sindicatos em diversas formas, como nas reuniões sindicais, onde, com algum desplante, se acusava os movimentos de terem como objectivo separar os professores, com laivos de conspiração secreta a favor do ME... Professores como eu, que apesar de vários argumentos contra (ver aqui), decidiram ir dia 8, começavam a sentir uma certa revolta por essas palavras. Felizmente, os responsáveis pelos movimentos colocaram acima do orgulho os interesses dos professores, e esse é o maior elogio que lhes posso fazer. Dadas as atitudes dos sindicatos, fico aliviado por alguma das partes ter mostrado bom senso.

Dia 8, vamos encher mais uma vez Lisboa!