sexta-feira, 31 de julho de 2009

Legislativas e Educação: Programa Eleitoral PS

As eleições legislativas aproximam-se. O período de campanha oficial ainda não começou, mas as forças partidárias já estão em campanha há algum tempo. Como tal, irei dedicar nos próximos dias alguns artigos sobre as Legislativas e a Educação, debruçando-me inicialmente no programa eleitoral do partido do Governo, o PS, e mais tarde, sobre os programas dos restantes partidos. Irei focar-me mais no PS, pois penso ser decisivo para uma escolha consciente a ligação entre aquilo que o PS pretende fazer, e aquilo que fez nos últimos 4 anos. Começarei por elencar os objectivos base do PS para a àrea da Educação, e depois, artigo a artigo, analisarei cada um deles.


Iniciemos então pelos objectivos base do PS no que respeita a educação:



1º Objectivo: O primeiro objectivo, já definido para o primeiro mandato, irá concluir algo há muito pedido, como o alargamento do ensino obrigatório até ao 12º ano, mas sobre a qual eu não concordo em absoluto (as razões deixo-as para mais tarde e é uma opinião pessoal), e também a obrigatoriedade de pelo menos um ano na educação pré-escolar, esta medida já por mim defendida há muito e que aplaudo.

2º Objectivo: Neste mandato o PS pretende continuar com as Novas Oportunidades, alargando-as a um novo conjunto de cidadãos. Continuará assim o aumento das "habilitações" dos portugueses. Aqui pretende-se ainda utilizar a rede de centros RVCC para também se realizarem acções de formação para pais e encarregados de educação. Por fim, introduz-se uma nova estratégia: ensino à distância.

3º Objectivo: Aqui o enfoque é para questões mais práticas do ponto de vista do funcionamento do sistema de ensino regular. A continuação da organização curricular, as medidas de combate ao insucesso e abandono, a "diversidade" formativa no ensino secundário, as auditorias e avaliação formal aos conhecimentos, como as provas de aferição e os exames nacionais, o ensino especial, e ainda, o ensino artístico. Irei analisar mais tarde todos estes pontos.

4º Objectivo: Neste ponto, fala-se da continuidade da modernização do parque escolar, do seu apetrechamento com novas tecnologias, e por fim, da autonomia das escolas. Irei debruçar-me sobre as condições das escolas e sobre o critério utilizado da sua modernização. Por fim, ainda falarei sobre a intenção de cada vez mais dar maior autonomia às escolas, principalmente no que à contratação e gestão do pessoal docente diz respeito.

5º Objectivo: Aqui fala-se principalmente da aplicação do novo modelo de avaliação de desempenho docente, e da sua proclamada valorização da classe docente, mas também da intenção de promover uma maior autoridade no papel de professor e de reforçar as escolas com equipas multidisciplinares para apoio de professores, alunos e pais. Irei também referir-me sobre cada um destes pontos, destacando o que já foi feito nesta matéria.




Não o esconderei, esta análise não irá ser feita de uma forma fria e analítica. Não! Eu sou professor, e como tal, estou dentro do sistema, sinto na pele as boas e as más decisões. Por isso, não esperem uma opinião tipo treinador de bancada, que de tudo escreve, mas que de nada sabe... A minha análise será feita através das decisões que influenciaram a qualidade da educação, a isenção da educação, o ambiente nas escolas, a qualidade de vida dos professores, etc, tudo aquilo que eu vivi nestes últimos quatro anos.

Manifestação de Preferências 2009/2010 - DACL

Inicia-se hoje a manifestação de preferências para os candidatos de QZP/QE e QA ao Descatamento por Ausência da Componente Lectiva.

A manifestação de preferências irá prolongar-se desde o dia de hoje, 31 de Julho a 6 de Agosto.

Eu não tenho grande conhecimento sobre as regras para os destacamentos, por isso, aconselho a leitura deste post e deste post de esclarecimento das regras para a manifestação de preferências do ProfsLusos, que se revela muito completo e útil.


Boa sorte.

domingo, 26 de julho de 2009

Entrevista a Maria de Lurdes Rodrigues ao DN - 26-07-09

Entrevista a MLR


É uma entrevista a ler. A ler e com atenção. Até porque nalguns casos, foge talvez ao politicamente correcto, e diz, mesmo que colocando os sindicatos à frente, o que realmente pensa sobre os professores. De resto, a continuação da teimosia sobre quase tudo...

Apenas vou destacar algumas passagens da entrevista, que achei mais importante, e no primeiro excerto, mais patético...


Comentário: Eu sei que eu sou novo, e nos tempos do Roberto Carneiro, ainda era miudito a começar a "Primária". No entanto, sou suficientemente informado para saber que 100 000 ou 120 000, ou até mesmo 80000 professores na rua foi coisa inédita. Aliás, sem qualquer precedente. Tentar vulgarizar estes números é simplesmente patético...

Comentário: Aí está. Os professores rejeitam ser avaliados e desculpam-se com qualquer coisa. Aí está a verdade do conflito da avaliação: os professores são uns grandes malandros e argumentam com a falta de verdadeira exigência, a falta de justiça, a enormidade de burocracia, os critérios impossíveis de objectivar, etc, etc, etc, apenas para fugir o rabo à seringa. Grandes malandros!!!!

Já agora, o regime simplificado é o quê!? Acho que não li bem... Mas aquilo é avaliação? Em muitos sítios, ministérios incluídos, até acredito, mas na escola, peço desculpa, mas acho que não. Como um amigo meu muito bem definiu, são folhas de couve...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Concurso 2009/2010 - Problemas com a aplicação

Ao fim de três dias da manifestação de preferências, os problemas com a aplicação sucedem-se, e os níveis de stress, já altos pelas decisões a tomar, aumentam exponencialmente para muitos colegas.

Os problemas que refiro a seguir, foram-me enviados por mail, com fonte na Fenprof:

- sistema frequentemente indisponível, podendo até entrar em colapso a meio da manifestação de preferências (esta aconteceu-me a mim)

- Em vários casos, o sistema não aceita códigos de escolas repetidos, quando em horários diferentes, ou, duração de contrato diferentes.

- Há códigos de escolas errados.

O meu conselho é continuarem a tentar concorrer, com muita calma, e sem precipitações. Apenas quando estiverem cientes e certos do que fizeram, é que devem submeter. Se os erros persistirem, deverão o mais tardar amanhã, contactar com a DGRHE. Sei também que há colegas a enviar uma reclamação para o mail da DGRHE, e, invocando os erros que lhes estão a acontecer, exigem o prolongamento do prazo para a manifestação de preferências. O mail é o seguinte: correio@dgrhe.min-edu.pt .

terça-feira, 21 de julho de 2009

Aluno passa com nove negativas

"Escola em Darque passa aluno com nove negativas."



Apenas por ignorância se pode publicar esta notícia da forma como foi publicada. A verdade, e todos a conhecem, é que casos similares acontecem todos os anos em inúmeras escolas. O problema foi serem nove? Porquê, 4, 5 ou 6 já é normal? Este aluno, no limiar da saída da idade de escolaridade obrigatória, foi aprovado para poder integrar um curso EFA (Educação e Formação de Adultos). Podemos concordar ou discordar, mas é uma estratégia utilizada muitas vezes, de maneira a tentar contrariar o abandono escolar e, de alguma forma, aumentar a motivação desse aluno para a sua educação.



Agora, uma informação relacionada para quem não conhece muito bem o funcionamente da escola pública: o sistema está feito para facilitar este tipo (e outros) de casos. Se um aluno já "chumbou" num dos anos de um determinado ciclo, as dificuldades para o "chumbar" novamente aumentam. Se um aluno estiver na condição de "chumbar" pela segunda vez no mesmo ano de escolaridade, as dificuldades para o fazer aumentam imenso. Não interessa muito se esse aluno está em condições para transitar de ano, não interessa se ele adquiriu as competências necessárias, ou até, se demonstrou uma atitude de trabalho. Não interessa nada disso. A lei está feita para que estes casos sejam "aconselhados" a passar de ano, independentemente do número de níveis negativos. Por isso, este caso de Darque não me surpreende minimamente, nem deve surpreender a maioria dos professores.



No entanto, como disse mais em cima, é necessário ver caso a caso. Eu não conheço a situação do aluno de Darque, mas à primeira vista, e de acordo com as informações veiculadas, não é nenhum escândalo. Maior escândalo é a facilidade com que hoje se transita de ano, muitas vezes sem as competências necessárias para isso, transições essas fomentadas a bem da estatística educativa por um sistema educativo cada vez mais facilitista. Mas esse escândalo, o verdadeiro, aquele que é um dos grandes problemas da educação em Portugal, não é lá grande notícia. Por isso, ficamo-nos com o acessório... Que se dane o essencial!

Mas estavam à espera de quê!?

"Professores e Ministério não chegam a acordo"

Não houve acordo entre sindicatos e ME quanto aos próximos passos relativos à avaliação de desempenho docente. O sindicato quer a sua suspensão, para então, se trabalhar, em conjunto entre professores e ME, num novo, e o ME quer fazer pequenas alterações e basicamente, manter o modelo simplex posto em prática este ano. Estavam à espera de outra coisa? Acho que ninguém... No entanto, acho que já todos chegaram à conclusão de que apenas numa próxima legislatura será possível avançar nesta matéria.

Mas como nota pessoal, e acredito que a maioria dos professores concordam comigo, é incrível, para não dizer algo mais feio, como por pura teimosia, ou apenas, por exibicionismo político, que se queira manter algo que não existe... Avaliação? Mas este modelo, principalmente o simplex, avalia o que quer que seja?? E é este que se quer manter? Estão a brincar connosco, só pode! Como estamos fartos de dizer, nós queremos ser avaliados. Por isso, os grandes pensadores que se arranjem e comecem finalmente a pensar num sistema objectivo, simples e justo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Essencial, mas pouco prioritário...

"Sindicatos querem gabinetes"

Numa escola em construção em São João da Madeira, estão previstos gabinetes individuais de trabalho para todos os docentes. Algo há muito exigido, mas infelizmente, completamente ignorado. No entanto, muitos nos apontam o dedo de passarmos pouco tempo na escola, quando a realidade, para quem a conhece ou simplesmente quer conhecer, é que fazemos em casa porque não temos condições de fazer na escola. Obviamente prefiro ficar todos os dias mais uma/duas horas na escola e ir para casa descansadinho, ao contrário de ir para casa, gastar o meu material, pago por mim, num ambiente onde é muito mais difícil concentrarmo-nos apenas no trabalho, acabando por durar muito mais tempo, e muitas vezes, pela noite fora ou pelo fim de semana fora, e por fim, levando problemas para casa, onde devíamos descansar e poder "desligar". O facto de a nossa classe ser a que tem níveis de frequência dos psiquiatras mais elevada, não é apenas pelos alunos ou pelo tratamento vindo de cima, mas também pelo facto do professor não conseguir separar a vida privada do trabalho. O que as pessoas em geral apontam como um dos nossos "imensos" privilégios, é algo que apenas nos torna a vida mais complicada, mais difícil de gerir.

Manifestação de preferências - 2009/2010

Iniciou-se hoje a fase de manifestação de preferências para os seguintes professores:
  • DCE (Destacamento por Condições Específicas)
  • DAR (Destacamento por Aproximação à Residência)
  • Contratação
Para os professores candidatos a estes concursos, a manifestação de preferências irá decorrer desde o dia de hoje, 20 de Julho, até à próxima sexta, dia 24 de Julho, em aplicação disponibilizada no site da DGRHE (aplicação).
Aconselho a ler o manual de instruções para a manifestação de preferências (ver aqui), e a ver e rever os códigos dos agrupamentos e/ou de concelhos e QZP's, (ver aqui) para que não haja surpresas desagradáveis, e desnecessárias, na colocação.
Os colegas candidatos a DACL (Destacamento por Ausência da Componente Lectiva), como os colegas de quadro de zona pedagógica não colocados em quadros de agrupamento, manifestarão as suas preferências apenas de dia 30 de Julho a 6 de Agosto.
As colocações serão feitas de acordo com a graduação, e no caso da DCE, com mais algumas variáveis, e com a seguinte ordem de prioridade:
  1. DACL
  2. DCE
  3. DAR
  4. Contratação

terça-feira, 7 de julho de 2009

Quadro comparativo

retirado de ProfAvaliação


Comparando com o último concurso para a entrada nos quadros, chama logo a atenção o facto de em 2006 terem ingressado nos quadros 3107, e agora em 2009, apenas 417. Esta é que é a verdade dos factos. E tendo em conta a quantidade de reformas que houve neste último ano, se os lugares de QZP não tivessem sido extintos, provavelmente o número de entradas teria sido bem maior do que em 2006. Este concurso foi um duro revés nas expectativas de muitos professores contratados, que vêem as suas hipóteses de ingressar nos quadros diminuir drasticamente, e com um prazo muito mais alargado no tempo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Já saíram listas definitivas de ordenação e colocação 2009/2010

ver aqui

Para aliviar (um bocadinho) o stress

Algumas músicas da minha infância, para tirar um pouco o pensamento das listas.






Listas definitivas e de colocação - hoje à tarde

De acordo com a informação prestada pelo site da DGRHE, as listas serão disponibilizadas na tarde de hoje.


Relembro que a manifestação de preferências para os destacamentos e contratação será entre 20 e 24 de Julho, conforme se pode ler no aviso.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Concurso 2009/2010 - Listas definitivas - Diário da república


Segunda-feira, será publicado em Diário da República o aviso de publicação das listas definitivas, conforme podem comprovar acedendo ao seguinte link. Como a publicação é apenas na segunda-feira, ainda não podem aceder ao conteúdo do aviso.

Ou seja, está para muito breve a saída das listas definitivas e de colocação. Vamos ver é se será hoje, durante o fim de semana, ou apenas segunda-feira. De qualquer das formas, contra os meus prognósticos, será mesmo antes de dia 9 de Julho. Esperemos que as listas não contenham erros.





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quinta-feira, 2 de julho de 2009

"Listas de colocação para breve"

Notícia do Correio da Manhã - "Listas de Colocação para breve"


O Ministério da Educação (ME) garante que as listas definitivas de colocação de professores estão prestes a ser divulgadas, mas não indica uma data precisa. Fonte oficial do ME disse ao CM que a publicação das listas "está para breve", garantindo que "não há qualquer problema".

Segundo Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), as listas devem ser divulgadas a partir de hoje, "de acordo com o calendário previsto". O dirigente sindical considera a data tardia, pois afecta a planificação do próximo ano lectivo. "É tarde para as escolas e o Ministério devia ter previsto isso." Milhares de professores aguardam pela divulgação para saber em que escola irão dar aulas.

Pela primeira vez, os docentes serão colocados por um período de quatro anos, depois de o último concurso os ter fixado por três anos.



Esperemos que sim, que as listas saiam mais cedo do que aquilo que eu estou a prever. No entanto, notem que nenhuma data é avançada. O breve pode sempre ser no prazo de uma, duas semanas, ou seja, irá sempre para dia 10 a 17 de Julho (ler post). Mais uma vez peço calma, pois o stress não é bom conselheiro, e já estamos habituados ao "está quase" do ME.

Paciência...

A vida não pára!

Pouco, muito pouco...

"Cinco dossiers com peso negativo na contabilidade da governação."

Esta notícia do Público peca por ser muito pobre, e exceptuando os dossiers Educação e Obras Públicas, todos os outros dossiers são notícias do momento e pouco mais. E o dossier Saúde? E o dossier Desemprego? E o dossier Escândalos da Banca e Casos Freeport? E mais alguns, certamente mais importantes do que o financiamento dos partidos, ou as broncas da Manela.