quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Provas de recuperação - "kaput"

O Ministério da Educação vai acabar com as provas de recuperação obrigatórias para os alunos que excedem o limite de faltas. O anúncio foi feito, esta quarta-feira, aos sindicatos pelo secretário de Estado Alexandre Ventura, durante uma negociação sobre o horário de trabalho dos professores


Finalmente, uma daquelas boas notícias que não tem nenhum (para já) senão: o fim das inúteis provas de recuperação. Nas negociações em curso os horários de trabalho dos professores, entre outros assuntos, foi anunciado o seu fim. É um bom sinal. É sinal de que finalmente se começa a pôr em causa muito do trabalho inútil que se pede ao professore, que acaba por se sobrepôr ao verdadeiro trabalho do professor, preparar cuidadosamente as suas aulas.

Já agora, mais duas boas notícias: "O fim das reuniões semanais obrigatórias para os professores dos Cursos de Educação e Formação e a possibilidade de os docentes darem até sete faltas por conta do período de férias foram outras cedências da ministra Isabel Alçada."

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Resultados da mini-sondagem sobre o acordo

Muito Bom – 4%
Bom – 0 %
Razoável – 21 %
Áquem das expectativas – 44 %
Mau – 9 %

Nesta pequena sondagem (pequenina mesmo, apenas com 22 votos), percebe-se mesmo assim a orientação do grau de satisfação dos professores com este acordo, havendo mais de 50% dos professores que o considera abaixo de razoável. No entanto, penso que, e fazendo uma interpretação pessoal aos resultados, o facto de apenas 9% o terem achado mau, mostra que, apesar de tudo, os professores acham que alguma coisa de positivo foi alcançado.

Talvez a verdadeira avaliação deste acordo não possa ser feita ainda, mas apenas quando todas as outras negociações em curso terminem, e quando estiver mesmo a ser posta em prática.