terça-feira, 23 de novembro de 2010

Extinção das DRE's

A Fenprof defende a extinção das direcções regionais de Educação, por considerar que estes organismos só servem para complicar a vida às escolas e fazer despesa, sem dar resposta «para nada».


Pois, até concordo, mas... e para onde vão os professores que lá estão? Ocupar lugares de contratados. Ah pois é!

E já agora, e que tal também extinguirem a maioria dos sindicatos? E que tal um sindicato único, ou melhor, muito melhor, uma ordem profissional?


Falando mais a sério, as DRE's têm a sua função, mas a incoerência entre a actuação de cada direcção, mais os pequenos feudos ditatoriais nos quais alguns deles estão transformados (vide e lembrem-se de Margarida M), tornam estas direcções anacrónicas e muitas vezes, potenciadoras de confusão em vez do contrário.

Greve geral - 24 Novembro



Eu faço. E tu?

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hora de mudar de vida...

O que vem aí não é bonito. Como se costuma dizer noutros sítios, é crueldade desnecessária... Está na hora de cortar, e, não surpreendentemente, nós (professores e contratados) somos dos mais penalizados. Again...

As medidas previstas são as seguintes:



- fim do Estudo Acompanhado e da Área de Projecto (só no 2º ciclo, isso significa 10horas por turma que desaparecem)

- obrigatoriedade dos professores bibliotecários leccionarem pelo menos uma turma (pelo menos mais 2/3/4 horas por escola que desaparecem)

- redução do número de horas de assessoria às direcções escolares

- todos os cargos passam para a componente não-lectiva, incluindo cargo de Director de Turma (22 horas efectivas para todos os professores)

- acabam as reduções de horário por antiguidade, mesmo para os professores que já as têm

- diminuição do crédito de horas das escolas

- ...




Algumas destas medidas estão praticamente oficializadas, outras estão a ser tratadas às escondidas, mas o resultado está bem à vista: o aumento brutal de desemprego nos professores contratados.

A maioria dos professores estão anestesiados, e espero que não acordem da pior maneira...




Make no mistake, hell is coming!