quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Concurso 2008/2009

(actualizado às 9h15h de 29/08/2008)


Aproxima-se a data que a DGRHE indica como saída das listas definitivas de ordenação e as listas de colocação de professores nas necessidades residuais. Aconselho desde já a terem calma, pois apesar de todas as asneiras que neste ME tem feito, numa coisa tem cumprido razoavelmente, que é nas datas. Ou seja, provavelmente apenas sairão na sexta, por isso, só comecem a visitar o site da DGRHE quinta à noite. Antes, não valerá a pena. E se por acaso saírem antes, melhor, pois assim não stressaram nada.

Muitas dúvidas têm sido levantadas ultimamente. Começou com as condições de renovação de contratos, que apesar de uma leitura atenta do regulamento do concurso clarificar a situação, causou muitas interrogações, interrogações essas já respondidas. Neste momento tem a ver com a natureza dos horários que sairão nesta primeira colocação. Natureza de ordem quantitativa, pois todos estes primeiros horários são anuais. No ano de 2007, aquando da saída da primeira lista, apenas saíram horários completos, mas como mais tarde veio-se a saber, foi uma situação excepcional. Logo, o mais provável, é saírem horários completos e incompletos. Na minha opinião, seria mais justo nesta primeira colocação apenas saírem horários completos, no entanto, regras são regras, e se não houver uma mudança de última hora, à semelhança do que aconteceu no ano passado, sairão completos e incompletos.

Relembro para todos que tenham dúvidas sobre se irão ou não ser colocados nesta lista, que deverão requerer na secretaria da escola onde trabalharam este ano que preencham o documento para depois entregarem no centro de emprego. Para não terem que perder alguns dias de subsídio, deverão pedir já esta semana, para o documento estar pronto já esta sexta, ou no caso de algumas escolas mais rigorosas, na segunda.


Dito isto, quero desejar a todos muita sorte no concurso.



O link para a consulta da candidatura é o seguinte: https://concurso.dgrhe.min-edu.pt/ConsultaCandidatos/Default.aspx

Este link é do ano passado, e não pode ser encontrado no site da DGRHE.





  • O aviso da publicitação das listas não saiu em Diário da República. Por lei, antes de serem publicadas as listas, o aviso terá que sair em DR. Contudo, já aconteceu noutros anos as listas terem saído com o aviso a ser publicado depois. Seria uma segurança ter saído o aviso, mas tal situação não quer dizer necessariamente que não saiam hoje. Mas é um sinal um pouco preocupante.
  • A RTP acaba de noticiar que as listas sairão hoje. Tenho dúvidas se essa informação virá de uma fonte do ME, ou se virá apenas do calendário do concurso.


5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Por acaso não me sabe dizer qual é a aplicação deste ano? Será na parte que diz concursário. Desde ontem que tento entrar nesta aplicação e simplesmente me aparece uma página com código html.

visiense disse...

Quando saírem as listas, elas aparecerão na secção "listas" do concurso 2008. Onde irá haver alguma mudança, no caso de ser colocado, é no seu verbete.

Anónimo disse...

Bom dia,

Por acaso alguém já conseguiu saber se foi colocado ou não?e onde?

visiense disse...

Que eu saiba, as colocações ainda não saíram. Pelo menos no site da DGRHE não estão ainda disponíveis.

Teste Sniqper disse...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...