sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ministra diz que avaliação na graduação é para continuar...

A ministra da Educação, Isabel Alçada, garantiu hoje, em Matosinhos, que a avaliação de desempenho "é para manter" nos concursos de admissão de professores.

"Defendemos e vamos manter que tanto no desenvolvimento da carreira profissional como nos concursos dos professores a avaliação de desempenho tem de ser um dos fatores e um critério de ponderação", afirmou Isabel Alçada (...)


Desenganem-se quem pensou que o ME iria ter o bom senso de retirar este elemento estranho do concurso... Não interessa que o ciclo avaliativo que acabou tenha sido um processo não uniforme, cheio de erros e com morte já anunciada. Não interessa que este factor, nestas condições, e ainda para mais, num sistema de quotas, irá desvirtuar a justiça e transparência (a possível) do concurso. Não! Isso pouco interessa! É melhor colocar novamente toda a classe dos professores em pé de guerra por algo que o próprio ME, em Dezembro último, admitiu não ser o mais justo e ter colocado a hipótese de retirar do DL 51.
É uma vergonha todos os anos inventarem coisas novas e tornarem a vida dos professores cada vez mais precária...

Desenganem-se quem olhou para esta ministra e viu um de nós. Não, não é um de nós. Se alguma vez o foi, já há muito o deixou de ser. Só alguém que não concorre há muito tempo, e nunca concorreu em tempos como estes, pode avançar para "isto" e mostrar uma frieza tal, só comparável à outra senhora ou ao chefe máximo.

PS: os colegas que não concorrem agora, é bom que fiquem atentos e mostrem também a vossa força agora. Neste momento, quem está a ser prejudicado sãos os contratados e mais uns quantos dos quadros que têm de concorrer para destacamentos, mas para o ano, somos todos. E se não fizermos nada agora, nós os professores, e não apenas os sindicatos, que tanto fizeram, mas pouco conseguiram, então aí, esqueçam, já não haverá nada a fazer!

sábado, 10 de abril de 2010

Sobre os concursos - 2010-2011

Saiu esta passada sexta-feira o aviso de abertura do concurso docente 2010/2011. Podem consultar o aviso de abertura e outra documentação necessária aqui.

Recomenda-se vivamente a leitura do aviso de abertura, que contém novidades interessantes, que na minha opinião, são extremamente negativas e que irão fomentar mais injustiças no concurso.

- Primeiro, a decisão (a carecer de confirmação por parte do ME) de incluir as bonificações previstas na legislação ainda em vigor da avaliação docente. Assim, ao contrário daquilo que foi prometido, os MB irão bonificar 1 valor, e o Exc, 2 valores. Tendo em conta a palhaçada que foi este ciclo avaliativo, e a sua natureza baseada em quotas, isto trará muitas injustiças ao processo de colocação de professores.

- Segundo, o facto de a renovação de contrato se extender a todos os professores que tenham horário completo até 31 de Dezembro, será obviamente vantajoso para muitos colegas, mas para outros, que arriscaram ficar mais longe com horário completo logo em Agosto, acabará por se tornar muito injusto.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desculpem, ando tão farto disto que só ligo à bola!

É o Estatuto do Aluno que não anda nem desanda... É o ECD que vai não vai, e fica quase na mesma... É o bullying recém-descoberto... São as novas invenções da equipa do ME...

Digo-vos: cada vez mais um socialista convicto como eu começo a pensar se não será boa ideia a direita voltar ao governo... Ao menos a direita é honesta com as suas convicções, não como o PS, que é um híbrido de esquerda e direita e acaba por não fazer nada de jeito! A Educação está cada vez pior, e quando aparentemente surgiu uma oportunidade de endireitar algumas coisas, tal como o Estatuto do Aluno, o Estatuto da Carreira Docente, a organização e simplificação do funcionamento escolar, a dotação dos recursos humanos necessários estáveis nas escolas, vejo mais do mesmo, propaganda e demagogia politica e educativa. Assim não vamos lá...


Por isso, ao menos o meu Benfica para me dar alegrias e fazer esquecer os políticos profissionais da educação, o PEC, e outras coisas que tais! E para quem também gosta de futebol, que tal umas estatísticas retiradas do jornal oficial do FC Porto?


32 | Número de jogos de suspensão aplicados pela federação inglesa ao internacional francês Eric Daniel Pierre Cantona (Manchester United) na sequência da "agressão a pontapé e socos" a um espectador durante o jogo Crystal Palace-United de 25 de Janeiro de 1995


12 | Número de jogos de suspensão aplicados pela federação inglesa ao médio internacional Joseph Anthony Barton na sequência da "conduta violenta e agressão" ao colega de equipa Ousmane Dabo durante um treino do Manchester City em Maio de 2007


11 | Número de jogos de suspensão aplicados pela federação inglesa ao avançado Paolo Di Canio (Sheffield Wednesday) por ter derrubado o árbitro Paul Alcock durante o jogo Sheffield-Arsenal de 26 de Setembro de 1998


10 | Número de jogos de suspensão aplicados pela federação inglesa ao médio do Southampton David Thomas Michael Prutton por ter empurrado e ameaçado o árbitro Alan Wiley durante o jogo Southampton-Arsenal de 26 de Fevereiro de 2005


3 | Número de jogos de suspensão aplicados pela federação portuguesa ao avançado do FC Porto Givanildo Vieira de Sousa na sequência da expulsão no Benfica-FC Porto de 20 de Dezembro de 2009 por "agressão a pontapé e murro [de] um segurança no túnel, causando ferimentos"


in "O Jogo"


E esta hein?