sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Um exemplo

É à noite que é belo acreditar na Luz.

(Edmond Rostand)



A escola hoje em dia não é o que era! Normal! As sociedades mudam e com elas as escolas e seus intervenientes! Nós como professores, temos a difícil tarefa de acompanharmos essas mudanças e adaptarmos-nos a elas! Convenhamos que se no início de carreira, é mais fácil, devido à pouca diferença de idades, com o passar dos anos, começa a ser mais difícil!

Cada professor na sua escola, tem a tendência para identificar os problemas dessa escola, e fazer desses grandes problemas! A verdade, é que felizmente, os problemas mais graves são exclusivos de certas escolas, ou melhor, de certos alunos. Felizmente, a grande maioria dos alunos não entra neste pote. Se me disserem, hoje os alunos estão menos disciplinados, aí sim, concordo a 100%. Menos disciplinados, e com uma menor noção da autoridade dos professores! Claro que aí a culpa é dos pais, da sociedade, e mesmo de muitos professores! Agora, problemas realmente graves, são exclusivos de algumas poucas pobres crianças!

Isto vem a propósito de quê? Existe uma velha máxima que diz que "a necessidade aguça o engenho". Numa escola tida como das mais problemáticas em Portugal, a EB 1,2 e 3 da Apelação, em Lisboa, os professores fizeram das fraquezas, forças, e na noite, mostraram que também pode haver uma luz de esperança! Apresentando um projecto TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) , adquiriram mais activos, direccionados para uma vertente mais tecnológica, vocacional e artística, além de outros activos, como psicólogos e animadores, e com isso, baseando-se num projecto educativo adaptado a todo o contexto sócio-cultural, apresentaram resultados até aí muito raros. Provavelmente irão me dizer que continua a ser das piores escolas em Portugal, que os alunos continuam a ter graves problemas de comportamento, etc, etc, etc. Mas mais vale deitar sementes na terra, na esperança que alguma nasça, que não deitar nenhuma, convencidos que dali não sai nada! Se dali saiu um Homem que seja devido à mudança de estratégias, já teve sucesso!

Ler aqui notícia relacionada



PS: srª ministra, ponha olhos em todos os exemplos de dedicação que existem pelo país fora, em escolas com maiores ou menores problemas, com professores a fazer suas, dores de alunos e pais, a viverem situações muito problemáticas, e veja como é injusta a sua campanha de desacreditação do valor do professor, e do valor dos actuais professores! Não há profissão mais desgastante, mais triste e mais feliz! Dê-nos valor. Apenas um país que valoriza os seus educadores conseguirá valorizar a educação!

1 comentários:

Bruno_Araujo disse...

concordo plenamente contigo primo se nao valorizarem e motivarem os professores como e que o nosso ensino vai para a frentese temos todo o corpo docente a entrar em conflito com o ministerio da educaçao, ministerio este que se preocupa com as aparencias mas o pior e o que se esconde por detras de tudo. que o ministerio ponha os olhos no resto da comunidade europeia e abra a pestana. para todos os professores um grande abraço e continuem com esta luta que e melhor para o futuro de toda a comunidade escolar so assim temos um pais a ir para a frente...

u abraço do primo Bruno Araujo