quarta-feira, 18 de junho de 2008

Provas de Aferição

"Ministra da Educação muito satisfeita com resultados das provas de aferição."

Apesar das várias críticas às provas de aferição deste ano, tanto de Língua Portuguesa, como de Mstemática, principalmente no que diz respeito à exigência das mesmas, Maria de Lurdes Rodrigues exaltou a grande melhoria do ano passado para este ano. E como é óbvio, "puxou" as responsabilidades para si e para o ME. Na entrevista na SIC, MLR mostrou-se bastante agastada com as várias críticas que vieram de vários quadrantes, apelidando a opinião de especialistas de várias áreas, e dós próprios pais, através de várias associações de pais, de pouco importantes. No seu entender, os únicos que se poderão pronunciar quanto às provas de aferição é o próprio ME, e o GAVE, que por acaso é quem faz as provas.

Devo dizer que MLR mostrou-se mais uma vez no alto do seu pedestal, afastando com irritação toda e qualquer crítica ou questão inoportuna, feita pelo entrevistador. A forma como os vários elementos da equipa ministerial falam, a forma como andam estonteamente alegres com todo o seu trabalho, a forma como pintam a realidade actual e o futuro próximo, apenas mostra a loucura em que todo o ME caiu, loucura amplamente aceite por Sócrates, e pela grande maioria da sociedade portuguesa, que anda cega, ou prefere nem ver... E quando alguns quadrantes da sociedade portuguesa mostra alguma desconfiança ou crítica, rapidamente é apelidade como incompetentes, e afastados para um canto escuro, onde depressa são esquecidos. Estas provas de aferição realmente foram mais simples, método inaflível de melhorar e mostrar resultados. E se a isto adicionarmos os "não provados boatos" (mais vale dizer assim, senão o tribunal espera-me) dos critérios ridículos de avaliação, onde tudo e mais alguma coisa conta para somar, então, aqui se vê os reais propósitos e métodos ministeriais.

4 comentários:

titofarpas disse...

Para o ano que vem, as provas já vêm com soluções...
Fica bem

storaPaula disse...

Li hoje algo a propósito desses não provados boatos...

Hoje foi o exame de matemática do 9º ano e, pelo que li, era ridiculamente fácil. Dei aulas ao 9º, mas ainda não vi o exame, provavelmente só o vou ver na 2ª.

Ainda bem que já fui avaliada, não fosse acontecer que alunos aos quais dei 2 tivessem 4 no exame e eu tivesse algum castigo (merecido com certeza) na avaliação...

A propósito, fui avaliada com um "Bom". Há alguns "Muito Bom" e não sei se haverá algum (1, por causa das cotas) "Excelente". Parte dos contratados só tiveram conhecimentento da avaliação hoje e desses ainda não sei nada.

Curiosamente, o PCE tentou manter as nossas classificações no segredo dos deuses, dizendo aos avaliados que a nota era confidencial (a mim já não me disse isso, acho que de vez em quando se esquecia). Mas nós fomos dizendo a nossa classificação.

Pedro disse...

Só não percebo como é que o Presidente da República entra na senda deste facilitismo atroz...

visiense disse...

Cavaco Silva é especialista em falar sem dizer nada. Nas poucas coisas que diz de forma mais específica, é sempre vago e raramente ao encontro das preocupações actuais. Eu sou suspeito, pois considero a actuação do nosso PR má e na senda do politicamente correcto! O que acaba por ser muito incorrecto!