sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Contratação Cíclica

(actualizado às 23h30 de dia 5)

Está já disponível na área de Escolas a aplicação de recolha de horários para a 1ª cíclica. A aplicação irá estar disponível entre as 12 horas de hoje até às 13 horas de dia 8, segunda-feira. Ou seja, provavelmente, as listas de colocação da 1ª cíclica sairão a 9 ou a 10 de Setembro.

Agora, gostaria de esclarecer umas dúvidas e boatos que têm surgido sobre este assunto, e que têm preocupado muitos dos nossos colegas. Antes de mais, sugiro uma leitura atenta ao Aviso de Abertura, capítulo IX, que diz respeito à Contratação Cíclica. Apesar de ainda não se saber até quando as cíclicas irão se prolongar, sendo muito provável que a calendarização seja muito idêntica à no ano passado, a verdade é que irão existir cíclicas este ano. Existe sim, a ideia de acabar com as cíclicas, mas esta possibilidade não diz respeito a este ano lectivo, e enquanto não estiver legislado, tudo o que possamos dizer é apenas especulação.

Sinceramente, espero que o ME não tenha a peregrina ideia de acabar com as cíclicas, pois apesar deste sistema ser relativamente recente, é o mais transparente e prático, e acabar com ele, é simplesmente regredir.


PS: Já saiu a portaria que delimita os prazos das cíclicas para cada grupo de recrutamento. Poderão consultar aqui.

1 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente o ME quer mesmo acabar com as cíclicas. Além disso pretende introduzir o factor "avaliação de desempenho" na graduação profissional... vai haver sangue entre professores.