terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dia 8 ou dia 15, eis a questão...

Enquanto eles não se decidem a fazer apenas uma, o comum mortal, neste caso, professor, lá terá que decidir a qual ir. Eu, como crítico um pouco acalorado dos sindicatos, e principalmente, da sua acção nestes últimos tempos, culminando na jogada feia de marcar a manif para dia 8, quando já a dos movimentos estava marcada para dia 15, parti logo do principio que a decisão estava tomada e que, sem qualquer dúvida, iria dia 15.

No entanto, até porque com a antecedência para os respectivos dias dá tempo para pensar, e para ler e saber muita coisa, houve algumas razões que me levaram a mudar de opinião. Primeiro, a constatação óbvia de que quem tem o maior poder de negociação são os sindicatos, e que o resultado final é mais importante do que qualquer orgulho. Segundo, devido ao facto de pouco, ou muito pouco conhecermos, publicamente, sobre esses movimentos e de quem está por trás. A quem estaremos a dar poder? Que provas mostrou, ou mostraram, que nos indique que irá agir de forma correcta e sensata? São demasiadas questões num assunto tão delicado e complexo.

Assim, apesar da minha animosidade crescente há vários anos perante os sindicatos, perante isto, dos dois males escolho o menor, e tenho a esperança de que desta vez os sindicatos tenham uma postura mais consentânea com o apoio massivo dos professores.

Dia 8 estarei lá!




PS1: Apelo que sindicatos e movimentos ultrapassem desejos de protagonismo e orgulhos, para que assim, estas duas manifs se unam para prol dos professores portugueses, que espero ser a razão principal e essencial destas movimentações.

PS2: A todos os professores que irão dia 15, têm o meu completo apoio. Apenas mostrei as razões de ir dia 8, mas percebo perfeitamente quem for dia 15, como podem ter notado em cima.

4 comentários:

Unknown disse...

CAROS COLEGAS, EM FORÇA PARA A MANIF. DE 8 DE NOVEMBRO DE MODO A DAR MAIS UM SINAL VERMELHO ÀS POLÍTICAS EDUCATIVAS DESTE GOVERNO E COBRIR A RECTAGUARDA DA PLATAFORMA SINDICAL, INTERLOCUTORA JUMTO DA MINISTRA DA EDUCAÇÃO.

MATOS DINIZ

Anónimo disse...

Andei por aí (pelo submundo, eh, eh, eh) à procura de um cartaz bonito para fazer um emblema, ou "badge", para divulgação da manifestação de dia 15. Tudo o que vi era... hum, como dizer... inadequado. Pronto, eu digo: o que vi era feio.
Vai daí, eu que gosto de coisinhas bonitas (e funcionais, simples, luminosas) decidi criar uma coisa nova.

Espero que gostem e usem.
Como está feito sobre uma imagem vectorial pode ser ampliado sobre as páginas de qualquer programa de edição (como o Publisher, por exemplo) quase sem perder qualidade na impressão, mesmo em A3 (penso eu, mas só pude testar em A4).

Vou deixar aqui a seguir o linque para o postal do meu blogue onde está posto este emblema/cartaz.
http://umjardimnodeserto.nireblog.com/post/2008/10/25/a-luta-e-bela

Um grande f-d-s para todos.

RS disse...

Visiense a minha decisão esta tomada..e irei no dia 8 manifestar-me em LX pk ninguém aguenta isto:

Não há estabilidade na profissão;
Existe na escola claras divisões;
Trabalho ilógico a ser efectuado;
É torturoso ser Professor com este M.E.

Eu não espero por mais "prendas" por parte deste Governo.

Apesar de achar que os Movimentos de Professores são cada vez mais importantes também eu devo apelar a que estes se juntem a dia 8 e que dia 15 marquem manifestações nas capitais de distrito.(Eu estaria nas duas).

Apelo também a união entre professores pk muitos não se convencem que este processo "arrasta" muitos professores para a burocracia e para insanidade.

UNAM-SE!!

Goretti disse...

Visiense, um miminho:
http://ocartel.blogspot.com/2008/10/prmio-dardos.html