segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Educação Especial - Protesto dia 30 de Setembro

Amanhã, dia 30, pelas 15 horas, à frente do Ministério da Educação, na 5 de Outubro, os colegas de Educação Especial injustamente excluídos do concurso, vão concentrar-se para protestar contra mais este atropelo dos seus direitos básicos como justiça e transparência.

Apesar de a tarde e más horas, quero apelar a todos os colegas de Educação Especial nessa situação, bem como todos aqueles que se solidarizam com eles, a juntar-se a este protesto.



PS: Mais uma vez, uma subclasse minoritária dentro da nossa classe é esquecida pelos nossos grandes sindicatos...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

2ª Cíclica

Já saíram (finalmente, com dois dias de atraso, como é apanágio do nosso ME) as listas de colocação da segunda cíclica. Parabéns aos colegas colocados, e boa sorte para os restantes.

Listas 2ª Cíclica

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Propaganda... E mais propaganda!

Neste início de ano lectivo, muito temos sido bombardeados por supostas notícias, clara propaganda do Ministério, que devido ao stress dos concursos, da adaptação a mais uma nova escola, e principalmente, devido ao carácter de falsidade e mentira de muitas dessas "boas novas", me escusei a comentá-las, e até, para protecção da minha sanidade mental, tentei nem sequer nelas pensar. Entre o sucesso histórico propagandeado por MLR, entre o amor à escola pública do PM (com os seus dois filhos numa escola privada de elite), entre as baboseiras graxistas de Albino A., com o Magalhães a mudar o paradigma da aprendizagem (...), e a tremenda ignorância dos jornalistas que veiculam estas informações sem qualquer tipo de contraditório, e ainda, a falta de credibilidade e de estratégia global dos nossos sindicatos para desmontar todas estas mentiras e informações erróneas, fico sem qualquer vontade, pela revolta que sinto, de fazer o que quer que seja. Pode parecer um paradoxo, ficar revoltado e nada me apatecer fazer. Mas se isto acontece, é porque apesar de ter havido uma união nunca vista em Portugal na nossa classe, e dificilmente, se verá algo igual noutro local do mundo, apesar dos 100 000 na rua, sinto-me traído por quem supostamente nos deveria defender. Como professor, sinto-me entre a espada e a parede. E se me viro para o ME, sinto revolta, ao virar-me para os nossos sindicatos, infelizmente, sinto o mesmo...

Tudo isto, para falar de uma notícia, que apesar de ser mais do mesmo, me tirou de um certo marasmo onde já começava a adormecer. Então agora a MLR quer 100% de aprovações no final do ensino básico? Não é que eu não o queira também. Obviamente que quero que TODOS os alunos alcancem sucesso escolar. No entanto, não é isso que aqui está em jogo. O que realmente ela quer dizer, é que QUER que todos passem, independentemente da maneira e da preparação que tenham. Porque sejamos honestos. Num mundo desigual e imperfeito, querer que todos obtenham o MESMO sucesso é utópico. Já o comunismo era perfeito, e por isso mesmo, utópico... E querer o utópico, é trabalhar para o fracasso! E claro, MLR não quer que todos sejam preparados com rigor e exigência. Apenas quer que todos sejam aprovados. Para MLR, em todas as entrevistas que dá, apenas fala da responsabilidade do Estado em permitir a cada jovem a escolaridade obrigatória. Mas falar em serem preparados com rigor e exigência para a sociedade e o mundo, isso é que não! Porque MLR sabe que se assim for, não terá a estatística que procura. E a estatística é a forma oficial para se dizer uma mentira!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Primeira Cíclica

Depois do stress provocado pela asneira (mais uma) do ME - ver post anterior - as listas de colocação da primeira cíclica foram finalmente disponibilizadas.

Listas



Para quem ainda não conseguiu colocação, não percam a esperança, e boa sorte!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cíclicas

Mais uma vez, o ME fez asneira. Pelas 8h20 desta noite, as supostas listas de colocação da primeira cíclica foram disponibilizadas no site da DGRHE, e passado algum tempo, retiradas. Houve pessoal que conseguiu ver a tempo e gravar as listas, mas se as retiraram é porque há algum problema com elas.

Há um link com um conjunto de links para as listas de colocação e não colocação, mas esses links por enquanto não funcionam.

link



IMPORTANTE: As listas que saíram podem não estar correctas, por isso não as tomem como verdadeiras. Esperem pelas oficiais. Não se apresentem sem terem a certeza da vossa colocação.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Vida de um professor!



Para rir um bocadinho!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Contratação Cíclica

(actualizado às 23h30 de dia 5)

Está já disponível na área de Escolas a aplicação de recolha de horários para a 1ª cíclica. A aplicação irá estar disponível entre as 12 horas de hoje até às 13 horas de dia 8, segunda-feira. Ou seja, provavelmente, as listas de colocação da 1ª cíclica sairão a 9 ou a 10 de Setembro.

Agora, gostaria de esclarecer umas dúvidas e boatos que têm surgido sobre este assunto, e que têm preocupado muitos dos nossos colegas. Antes de mais, sugiro uma leitura atenta ao Aviso de Abertura, capítulo IX, que diz respeito à Contratação Cíclica. Apesar de ainda não se saber até quando as cíclicas irão se prolongar, sendo muito provável que a calendarização seja muito idêntica à no ano passado, a verdade é que irão existir cíclicas este ano. Existe sim, a ideia de acabar com as cíclicas, mas esta possibilidade não diz respeito a este ano lectivo, e enquanto não estiver legislado, tudo o que possamos dizer é apenas especulação.

Sinceramente, espero que o ME não tenha a peregrina ideia de acabar com as cíclicas, pois apesar deste sistema ser relativamente recente, é o mais transparente e prático, e acabar com ele, é simplesmente regredir.


PS: Já saiu a portaria que delimita os prazos das cíclicas para cada grupo de recrutamento. Poderão consultar aqui.