quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Prova de ingresso - as novidades na nova proposta

Quanto à prova de ingresso, pois bem, se antes, e quem diz antes, diz no ME anterior, para um professor com menos de 5 anos, e depois, de 4, poder trabalhar (porque dizer que a prova de ingresso é para ingressar na carreira era uma falsidade de todo o tamanho), teria que realizar uma prova de ingresso, agora, além da prova de ingresso, tem ainda que ter um ano probatório, onde será observado e acompanhado.

A proposta não explicita, mas suponho que seja logo no primeiro ano de trabalho.

A minha pergunta é, se já terá um ano probatório, com aulas observadas e acompanhamento, para quê mais um constrangimento como a prova? É apenas teimosia, ou puro desejo de lançar uns quantos no desemprego devido ao facto do ensino superior do ESTADO não providenciar um ensino de qualidade?





PS: E já agora, gostaria de saber como será a exigência dessa prova, sabendo que estão a começar a sair os professores de tudo e mais alguma coisa, inventados pelo ME anterior, com licenciatura para Ed. de Infância, 1º Ciclo e 2º Ciclo, sendo que no segundo ciclo, terão habilitações para leccionar Matemática, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, História e Geografia de Portugal... E tudo isto numa licenciatura de 3 anos. Pois, a exigência nunca poderá ser muito grande.

1 comentários:

Anónimo disse...

mas que raio de governo é este que não pára com isto.
deixem de estragar dinheiro,acabem com os tachos ,deiam autonomia á escola...por favor,deixem os professores trabalhar.