sexta-feira, 12 de março de 2010

Ainda o bullying - morte de um professor

Mais uma triste notícia relacionado com o tema bullying, e para o qual, finalmente, e infelizmente, está a ser dado destaque.

Um professor, vítima de bullying por alguns seus alunos, suicidou-se. Vêm agora tentar branquear este facto devido a problemas psicológicos desse colega. A verdade, é que na maioria dos casos o suicídio é causado por problemas psicológicos, agravado por situações externas. E são essas situações externas que cabe a quem de direito tentar controlar, ou limitar. A verdade é que um professor que faz sete queixas disciplinares de um aluno, a quem não é feita qualquer medida que impeça a repetição da situação, obviamente estará a ser condicionado e pouco protegido relativamente a essa situação psicológica. Agora vêm dizer que ele tinha "fragilidades psicológicas", mas quando se devia ter agido, nada se fez.

Urge dar poder (com a respectiva responsabilidade) a quem de direito nas escolas, e urge apontar responsabilidades aos verdadeiros educadores e tutores dessas crianças, os pais!

1 comentários:

Filipe disse...

Amigos…

Nos últimos tempos temos assistido a acontecimentos verdadeiramente perturbadores nas nossas Escolas… e que foram sendo divulgados pela comunicação social.

Amigos…

Vamos fazer uma Vigília Nacional em cada Capital de Distrito por esse País fora… (poderá ser numa 4ª feira à noite…).

O objectivo desta Vigília Nacional é envolver-mos a sociedade na discussão de um tema tão grave que é a VIOLÊNCIA NA ESCOLA …

Amigos…

Muito francamente, a culpa é nossa? É nossa quando nos calamos, quando deixamos de participar, quando olhamos para o lado e assobiamos…

Vamos criar uma iniciativa destas… divulgando através de emails, blogues, sms e nas Escolas…

Eu de certeza que vou…

Filipe…