sexta-feira, 12 de março de 2010

Bullying

Bullying.

Este nome está na moda. Desde há algum tempo, descobriu-se a prática do bullying, e desde há alguns dias, pelas piores razões possíveis, saltou para a actualidade das conversas. O caso do rapaz de Mirandela ainda vai fazer correr muita tinta, e muitas responsabilidades vão ter que ser atribuídas.

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esta prática não é nova nem de repente se colocou em rápida expansão. Na minha experiência pessoal, enquanto aluno, vi vários casos de bullying, alguns bem mais graves dos tipificados hoje em dia. Mas antes, havia uma diferença grande: muito dificilmente um aluno iria contar a um professor, ao contrário de hoje, salvo raras excepções, em que qualquer coisa, por mais insignificante que seja, é logo relatado ao professor. Hoje em dia sabe-se quase tudo, ao contrário de há uns bons anos atrás, em que poucos problemas entre alunos chegavam ao conhecimento dos professores. Por isso, costumo ouvir muitos comentários do género: isto hoje em dia está mesmo mau, antigamente não havia nada disso. Pois, mas eu que sou da geração de 80, discordo, pois vivi-o.

O bullying é um problema social grave que tem quer ser travado e resolvido, mas não se empole a realidade actual e se esconda o passado. Para podermos perceber a raiz do problema, estamos proibidos de o fazer!

0 comentários: