quinta-feira, 25 de março de 2010

Hulk, Sapunaru, e o branqueamento da violência...

No futebol, tal como nas escolas, tenta-se sempre fechar os olhos às situações mais graves... A ver se passam e ninguém dá conta! Passamos, vemos um aluno a bater noutro, e muitas vezes, passa-se, pois ninguém se quer meter na confusão e daria um trabalhão dos diabos separá-los e fazer uma participação disciplinar. No futebol acontece a mesma coisa, mas com a agravante de não ser uma pessoa a ver, mas sim milhares, e por vezes, milhões. Mas quem tem de agir, normalmente nesses momentos está a olhar para tudo menos para o jogo... Só isso justifica vermos um Bruno Alves constantemente a agredir outros jogadores e que nunca tenha tido uma daqueles célebres sumaríssimos, que para outros, caloiros nessas andanças, até foram céleres! Agora, para se exultar mais ainda o deixa para lá, uma Federação com laivos de despotismo, e ainda com desejo de vingança por lhe ter sido tirado a organização dos campeonatos profissionais de futebol há uns anos atrás, decidiu arrasar por completo uma sentença histórica a dois jogadores que agrediram violentamente um steward, elemento esse que tem permissão para estar no recinto de jogo (e recinto de jogo não é apenas dentro das quatro linhas), logo é um interveniente ao jogo, tal como delegados ao jogo, treinadores, adjuntos, organizadores, e por aí fora, dando uma machadada na Liga de Futebol, e branqueando completamente a violência que há anos é permitida a certos intervenientes ao jogo...

E já começou o coro das virgens ofendidas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Este caso da bola parece a crise internacional: os que a provocaram (Benfica e banqueiros) ficam a rir e os provocados (Porto e Braga e trabalhadores) é que pagam.
Já agora, se Hulk tivesse agredido um jogador apanhava 3/4 jogos. Porque há-de o castigo ser diferente por agredir um sujeito que em vez de estar a trabalhar estava a provocar, insultar e cuspir em quem trabalha?

Filipe Araújo disse...

Relembro casos já passados, julgados, punidos e nunca contestados: Fernando Mendes, 1998, agressão a um bombeiro, 3 meses; Cantona, agressão violenta a um adepto, 9 meses; Hulk e Sapunaru, 2009, agressão violenta a um steward, 3 e 4 jogos... Está a ver a linha coerente que corre estes casos?

Já agora, o que tem a dizer do bruno Alves? Quantas agressões em pleno relvado? E quantos sumaríssimos? Pois... Outros, como o "banqueiro" Javi Garcia, à primeira levou 2 jogos! Pois, quem se ficou a rir?

Mas gostei dessa da comparação dos trabalhadores com o Porto. Só que se esqueceu de falar do ramo de trabalho: frutarias, mercearias, agência de viagens e afins...

Quanto ao Braga, e ao seu jogador Vandinho, peço desculpa, mas as imagens disponíveis em imensos locais da internet falam por si.