terça-feira, 6 de maio de 2008

Cartas na Mesa - Maria de Lurdes Rodrigues

Hoje começa um programa de entrevistas na TVI e a primeira convidada foi, nada mais, nada menos, que Maria de Lurdes Rodrigues.

Enquanto escrevo, a entrevista ainda está a decorrer, e como podem ver, o interesse na entrevista já morreu... Mas ficam algumas ideias.

1 - Boa vontade de Constança Cunha e Sá, mas falta de capacidade para impedir que MLR faça o seu discurso da ordem. No entanto algumas perguntas pertinentes, principalmente quanto ao estatuto do aluno.

2 - Curiosamente, ou não, o pouco tempo que se falou da avaliação dos professores. E do pouco que se falou, nada houve de novo... O discurso do costume, com um regresso da ideia de que apenas alguns professores estão contra as suas medidas! Consequências da diminuição da contestação... Quanto à autonomia das escolas, quase nada, e prova de ingresso, nada mesmo.

3 - Ideias de MLR sobre o estatuto do aluno: - Não se ouvem professores contra este estatuto.
- Este estatuto exige mais dos alunos.

Primeiro, apenas posso falar por mim, mas EU estou absolutamente contra este estatuto, devido a múltiplos factores, entre os quais o facilitismo permitido aos alunos, e a não separação de alunos absentistas e alunos que faltem por razões de força maior...



Não tenho pachorra para ouvir mais... Quem a ouve [MLR], e não conhece a actualidade, pensa que o nosso sistema educativo de repente ficou excelente, e que os professores estão contentes com estas medidas... Como eu conheço, e como faço parte do sistema, apenas posso dizer que de mentiras já estou farto até aos cabelos... E mentiras, foi o que mais ouvi nesta entrevista!

0 comentários: