"Manifestações com pouca participação"
Nada surpreendentemente, as manifestações regionais de hoje (dia 17) primaram pela ausência dos professores... Apenas algumas centenas no cômputo das várias manifestações é a prova de que o suposto entendimento teve como principal efeito esmorecer a luta, e salvaguardar Maria de Lurdes Rodrigues. Digam os sindicatos o que disserem, a verdade é que um entendimento que foi imposto aos professores, que na altura de votar a favor ou contra, ficaram entre a espada e a parede, quando deveria ter sido o ME a estar nessa situação, tornou toda a luta dos professores, infelizmente, inócua.
"Os professores devem ter entendido que o protocolo de entendimento assinado com o Ministério da Educação salvaguardou questões essenciais e têm a garantia dos sindicatos de que não vão ceder" (...) "Esta manifestação pretende dizer claramente que o protocolo de entendimento não significa que os professores estão resignados", salientou o líder da FNE.
Eu não fui devido a assuntos pessoais, mas também não tenho problemas em admitir que, mesmo que fosse, não iria contente, tanto com o ME, como com os sindicatos. Este tipo de declarações, quando as manifestações regionais foram um autêntico fracasso, ainda tornam mais confrangedor o esforço inglório de mostrar que os professores ainda estão com eles... A verdade é que não estão, como muitos dos que foram não estão, mas que têm consciência de que a luta não pode acabar. Nada ganhámos, mas muito perdemos. E por isto, honra aos sindicatos...
PS: Parabéns a todos os resistentes que compareceram nas manifestações.
Greve ao serviço extraordinário
Há 3 anos
0 comentários:
Enviar um comentário