sábado, 17 de maio de 2008

Manifestação 17 de Abril

"Manifestações com pouca participação"


Nada surpreendentemente, as manifestações regionais de hoje (dia 17) primaram pela ausência dos professores... Apenas algumas centenas no cômputo das várias manifestações é a prova de que o suposto entendimento teve como principal efeito esmorecer a luta, e salvaguardar Maria de Lurdes Rodrigues. Digam os sindicatos o que disserem, a verdade é que um entendimento que foi imposto aos professores, que na altura de votar a favor ou contra, ficaram entre a espada e a parede, quando deveria ter sido o ME a estar nessa situação, tornou toda a luta dos professores, infelizmente, inócua.


"Os professores devem ter entendido que o protocolo de entendimento assinado com o Ministério da Educação salvaguardou questões essenciais e têm a garantia dos sindicatos de que não vão ceder" (...) "Esta manifestação pretende dizer claramente que o protocolo de entendimento não significa que os professores estão resignados", salientou o líder da FNE.

Eu não fui devido a assuntos pessoais, mas também não tenho problemas em admitir que, mesmo que fosse, não iria contente, tanto com o ME, como com os sindicatos. Este tipo de declarações, quando as manifestações regionais foram um autêntico fracasso, ainda tornam mais confrangedor o esforço inglório de mostrar que os professores ainda estão com eles... A verdade é que não estão, como muitos dos que foram não estão, mas que têm consciência de que a luta não pode acabar. Nada ganhámos, mas muito perdemos. E por isto, honra aos sindicatos...



PS: Parabéns a todos os resistentes que compareceram nas manifestações.

0 comentários: