quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Itália condenada pelos crucifixos em salas de aula

Itália condenada pelos crucifixos em salas de aula

De acordo com os sítios de internet da BBC e do Avvenire, o tribunal considerou que a presença de crucifixos numa sala de aula viola o direito dos pais “a educar os filhos segundo as suas convicções” e também a “liberdade religiosa dos alunos”.

Faz-me um pouco de impressão este tipo de notícias. Um símbolo religioso viola o direito de educar os filhos segundo outras convicções? Quando se fala tanto em democracia, em tolerância, quer-se sempre subjugar as maiorias às minorias... Eu concordo que os países ditos laicos, como é o nosso e Itália, não se deve diferenciar uma crença de outra, mas querer purgar de todas as escolas qualquer símbolo religioso, quando estes estão aí há muitos anos, sendo já uma questão cultural, mais que religiosa, é um pouco intolerante. E se fosse o contrário?





2 comentários:

Insensato disse...

Discordo.

Intolerante é ter de gramar os símbolos religiosos dos outros impudicamente e impositivamente nas salas de aula. Intolerante é a assumpção, por parte do Estado, de que há uma religião que é mais que as outras. Intolerante é a Igreja, quanto a mim uma associação de malfeitores (veja-se o escândalo na Irlanda; e nos EUA; e o padre Frederico, etc.) ter o direito de assinar Concordatas à margem dos interesses das restantes confissões. Intolerante é termos todos nós, crentes e não crentes, de pagar, através dos nossos impostos, a visita do papa católico.

Quantos aos crucifixos, devem obviamente ser retirados das salas de aula.

Insensato disse...

Afinal, qual é a utilidade pedagógica dos crucifixos? Nenhuma.