sábado, 1 de agosto de 2009

Legislativas e Educação: Programa Eleitoral PS - objectivo 1

O primeiro objectivo, já definido para o primeiro mandato, irá concluir algo há muito pedido, como o alargamento do ensino obrigatório até ao 12º ano, mas sobre a qual eu não concordo em absoluto (as razões deixo-as para mais tarde e é uma opinião pessoal), e também a obrigatoriedade de pelo menos um ano na educação pré-escolar, esta medida já por mim defendida há muito e que aplaudo.

O alargamento do ensino obrigatório até ao 12º ano foi bastante consensual, pelo menos no objectivo da coisa. Menos consensual foi como colocar em prática, visto que, se actualmente, as escolas secundárias já poucas condições têm, como conseguir de repente, aumentar o número de alunos nalgumas dezenas de milhar. Pessoalmente, tentar aumentar a escolaridade dos portugueses apenas com a obrigatoriedade, é uma estratégia fácil, mas na maioria das situações, fadada para o insucesso. Mas aquele verdadeiro, pois não tenho dúvidas algumas, que o sucesso no secundário terá que se manter pelo menos nos níveis actuais. E o que quer isto dizer? O facilitismo irá começar a envolver o ensino secundário, e quando dermos conta, iremos ter as famosas turmas e os famosos cursos, e as famosas alíneas a facilitar transições de ano. Defendo um ensino secundário de qualidade e exigência, com uma diversidade de opções que, juntamente com uma política de apoio social às famílias, possa permitir ao jovem a escolha livre e sustentável da continuidade de estudos. Apenas nesta base poderemos ter uma escola de qualidade e com alunos motivados. A obrigatoriedade nesta fase, entre os 15 e os 18 anos, na minha opinião, irá ter um efeito preverso no sistema educativo.

Quanto à obrigatoriedade da frequência de pelo menos um ano no ensino pré-escolar, vem responder a um handicap na educação em Portugal. Mas sobre esta medida tenho algumas dúvidas: primeiro, quando é que existirão condições físicas para que tal seja possível, e segundo, tendo em conta que no ensino pré-escolar a maioria das escolas são privadas, como se conseguirá implementar um programa base e como se garantirá a sua implementação e qualidade.

1 comentários:

Anónimo disse...

Concordo!