sábado, 5 de julho de 2008

Responsabilidade - ter ou não ter!

"Precisamos de famílias para criar as nossas crianças. Os pais precisam de entender que a responsabilidade não acaba na concepção. Eles precisam de entender que o que faz um homem não é a capacidade de gerar uma criança, mas a coragem para educá-la."

Barack Obama


Não sei o contexto em que o candidato democrata à presidência norte-americana disse esta frase, mas serve perfeitamente cá no nosso país. Não basta gerar uma criança, não basta dar as condições materiais para o seu crescimento, é preciso também a paciência para os educar. Como em muitos casos essa paciência não existe, desculpando-se com as mais variadas razões, e o tempo livre, que por vezes é pouco, não lhes é dedicado, essa responsabilidade acaba por recair nos professores. Mas essa função, que não é nossa, não nos é pedida, é-nos exigida! Já o disse antes, e volto a repetir. A César o que é de César! A cada um as suas responsabilidades!

1 comentários:

Pedro disse...

Seria bom que por cá também os nossos políticos tivessem preocupações desse género. Claro que não bastam palavras; urge legislar no sentido da responsabilização dos indivíduos e das famílias.