domingo, 11 de outubro de 2009

Estudo - Tempo passado na escola pelas crianças

As crianças passam demasiado tempo na escola

A desenvolver um trabalho de investigação sobre questões levantadas pelo conceito de “Escola a Tempo Inteiro e as Actividades de Enriquecimento Curricular”, a autora [Maria José Araújo] considera que “as crianças estão muito ocupadas, têm muitos trabalhos e actividades para fazer todos os dias” ficando sem tempo para brincar.


Apesar deste estudo ser apenas lógico e invocar um raciocínio do bom senso, a verdade é que por razões de pura conveniência, têm-se feito "estudos" e desenvolvido "teses" que indicam que o caminho a seguir é a famosa escola a tempo inteiro. E quando não é a escola a tempo inteiro, sempre se arranjam umas actividades extracurriculares para ocupar o espaço.
Mas falando agora mais especificamente no estudo, a autora defende que os alunos passam muito tempo na escola. Concordo! E até posso acrescentar uma coisa. Se retirassem as NACS, e dessem metade desse tempo às disciplinas nucleares, diminuia-se o tempo efectivo na escola, e aumentava-se o tempo de verdadeiras aulas. Mas a verdade é que não é isso que se pretende. O que se quer é que as crianças passem o maior tempo possível nas escolas, ou noutros locais, que não em casa, onde não há ninguém para ficar com elas. Por isso, e apesar da boa vontade e da pertinência do estudo, irá ser discretamente ignorado.






0 comentários: